Uma reunião com o idealizador do projeto e populares que moram na vila balneária de Alter-do-chão (Santarém-PA) aconteceu na tarde desta quinta-feira (27/04).
Um encontro com lideranças comunitárias e políticas da Vila Balneária de Alter-do-Chão (distrito de Santarém distante 30km da zona urbana) marcou o ponto principal para conhecimento in loco da realidade dos Comunitários que moram no distrito e no entorno. Presente no encontro, o idealizador do Programa José Coelho afirmou que o lugar é uma potência para a implantação do projeto, uma vez que sua região é banhada por rios, é muitos ribeirinhos ainda moram em casas de palafitas, mais em u modo ainda considerado rudimentar.
“Viemos aqui hoje para entender mais de perto a realidade de quem mora em alter do chão, reunindo com os líderes comunitários que sabem da realidade de muitas famílias que moram na região de rios. Nossa missão é fazer com que essas pessoas tenham casas mais estruturadas e resistente a força do rio, pois sabemos que muitas famílias não têm condições suficientes para estar todos os anos reformando e trocando madeira, por isso nossa ideia é trazer mais dignidade ao povo ribeirinho, em específico aos que moram nesse tipo de residência.” Afirmou José
O PROJETO:
O Projeto prevê a inclusão de pessoas que vivem em áreas alagadiças no programa habitacional do governo federal ‘MINHA CASA, MINHA VIDA’.
O senador Jader Barbalho (MDB) apresentou, em 2019, um projeto de Lei propondo que a população ribeirinha – que na maioria vive na Amazônia – tenha oportunidades iguais para aquisição de moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida. O texto determina que a construção de palafitas utilize madeira Biosintética reciclável ou madeira certificada e deve contar com microssistemas de tratamento de esgoto sanitário e água, utilização de sistemas de geração de energia limpa e de comunicação.
O principal projeto da empresa é a Casa de Várzea: tecnologia em moradia sustentável, feito especialmente para atender a população que reside nas várzeas (terrenos cultiváveis que ficam na beira dos rios), como os ribeirinhos, que são os protetores da Amazônia e parte do bioma amazônico.
Planejado pela Várzea Construção Sustentável, e idealizado por José Coelho Batista, Casa de Várzea: tecnologia em moradia sustentável é um projeto que visa criar residências sustentáveis, proporcionando moradia digna para as comunidades ribeirinhas.
Acesse e conheça mais sobre o projeto CASA DA VÁRZEA em: https://casadevarzea.com.br/
Autor: Paulo Ricardo Soares