Radio Blog

Prefeitura de Santarém apoia Festival Paralímpico de Esporte e Inclusão

Com o intuito de proporcionar pleno desenvolvimento humano às crianças e jovens com deficiências (PcD’s) e promover a inclusão social por meio do esporte, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), foi apoiadora do 2° Festival Paralímpico de esporte e inclusão Loterias Caixa, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pela Associação Santarena de Desporto Paraolímpico (ASDEPA).

O evento esportivo ocorreu no último sábado, dia 20, no Ginásio da Universidade Estadual do Pará – UEPA, contando com a participação de crianças e jovens entre 8 e 17 anos, estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes municipal e estadual de ensino, associados de entidades PcD’s e outras com deficiência.

Neste ano, o festival apresentou quatro modalidades esportivas: tênis de mesa, vôlei sentado, bocha e badminton, esta última sendo uma novidade.

Durante o evento, foi entregue um Manifesto de Apoio à instalação do Centro de Referência Paralímpico de Santarém. O documento contou com a assinatura de secretários municipais e do prefeito Nélio Aguiar. Jeter Resende, presidente da Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão, e coordenador do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual, explicou o conteúdo do documento.

“Aproveitando o Festival, a Associação Santarena Paralímpica encaminhou um documento ao Comitê Paralímpico Brasileiro, assinado por representantes de associações que defendem os direitos das pessoas com deficiência, secretarias municipais e pelo prefeito Nélio, propondo a instalação do Centro de Referência Paralímpico de Santarém, assim como já existente em outras capitais. Esse centro será um espaço adaptado com políticas voltadas para a prática de esportes por pessoas com deficiência que necessitam de adaptações esportivas,” detalhou Jeter.

Marcicley Caldas, coordenador do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD) da Semtras, ressaltou a importância da realização do evento.

“Essas modalidades esportivas possibilitam o pleno desenvolvimento das crianças, jovens e adultos, contribuindo para seu desenvolvimento educacional, disciplina, espírito de equipe e integração na comunidade, entre outros resultados. Desde o ano passado, a Prefeitura de Santarém tem apoiado o festival por meio da Semtras e da Semed. Sentimos muita alegria ao ver as crianças PcD’s participando dessas quatro modalidades, promovendo assim a inclusão social,” afirmou o coordenador.

Aline Viana, servidora pública federal e mãe de dois estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Fluminense, acompanhou os filhos que não possuem deficiência e decidiram apoiar um colega cadeirante na participação esportiva.

“Ele recebeu o convite para participar e eu aproveitei para trazer minha filha, para prestigiar e estar junto. É muito importante o apoio que os pais dão aos filhos para que participem e incluam seus coleguinhas. Sempre fui defensora da inclusão, e ver meus filhos oferecendo esse apoio é muito gratificante,” contou a mãe.

Rayan da Silva Mota, de 8 anos, cadeirante, expressou sua felicidade em participar do evento e contar com a presença dos colegas.

“Estou feliz, gostei, aqui tem piscina,” disse ele.

Rayane da Silva Santos, mãe de Rayan, ressaltou a importância de apoiar seu filho no esporte inclusivo.

“É muito importante, porque é a primeira vez que ele está participando e a interação com outras crianças durante a atividade esportiva é muito interessante para o Rayan e também para a interação com seus coleguinhas,” contou a mãe, agradecendo o apoio da escola e dos coleguinhas.

Jorge Miranda, coordenador da 1ª etapa do Festival Paralímpico de Santarém, ressaltou o objetivo do evento.

“O Festival Paralímpico tem como objetivo promover a socialização das PcD’s com a sociedade. É o momento de mostrar o que o esporte proporciona às PcD’s, como a socialização. Neste momento lúdico, elas se envolvem em atividades que, futuramente, poderão ser inseridas nas modalidades paralímpicas,” observou Jorge.

Jorge ainda mencionou que este ano o evento foi ampliado com a realização da 2ª etapa, prevista para o dia 23 de setembro.

“Cabe ressaltar o apoio do NDPD, que tem auxiliado na realização de eventos tão importantes como este, que trazem atividades esportivas inclusivas para as pessoas com deficiência, neste caso, crianças e adolescentes. Além disso, o NDPD também apoia a entrega deste documento solicitando a implantação do centro, que será fundamental para a continuidade da prática esportiva para todas as PcD’s de Santarém,” avaliou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *